terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cão no hospital...pode?!

Pet terapeuta
Em março de 2015, o SHEA publicou o guideline abaixo:










Apesar de ser não ser um manual de recomendações baseado em evidências o documento baseado na experiência dos experts se tornou uma importante referência para serviços que se interessam em implantar a “pet terapia”.
Importante salientar que os animais estão cada vez mais presentes no ambiente hospitalar, porém há poucas evidências do papel dos mesmos na transmissão cruzadas de infecções neste ambiente.
O manual aborda três tipos de situações:
               - AAA (Animais em atividades assistidas): pet terapia
               - Pet visita o dono
               -Animais de serviço: utilizados por pacientes com deficiência visual  e auditiva, epilepsia e outros.

Foram avaliadas as políticas de 23 serviços de saúde, destas 20 tinham recomendações específicas sobre as atividades com os animais. A maior parte dos serviços permitem apenas cães e gatos. Os animais, de forma geral, precisam ser vacinados, ter atestado de boa saúde dado por um veterinário, tomar banho um dia antes da visita, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos.Na tabela ao lado estão os critérios de exclusão para receber a pet terapia:


Em relação à visita do pet o dono, 13 serviços aceitam a visita do animal de estimação, e na tabela ao lado estão os critérios da visitação: 


E agora o mais importante para nós controladores de infecção, não há na literatura surtos de infecção relacionados à AAA.
Na verdade a literatura é repleta de trabalho que mostram que os AAA ajudam no controle de dor, ajudam na recuperação de pacientes com desordens psicológicas e no controle da HAS. Espero ter ajudado....em um dos hospitais que trabalho acabamos de implantar o programa de pet terapia....e até agora SUCESSO!!! Boa sorte....







Nenhum comentário:

Postar um comentário