domingo, 19 de maio de 2013

Banho com clorexidina previne tudo?!


Neste fim de tarde de domingo estava euzinha estudando e achei este artigo que foi publicado no NEJM em fevereiro de 2013 muito legal sobre banho com clorexidina. Este trabalho é um ensaio clínico, não controlado e não cego realizado em UTIS e Unidades de Tx de Medula Óssea em seis hospitais nos EUA. Ao todo foram 7727 pacientes que foram randomizados para tomar banho com sabonete de clorexidina 2% ou sabonetes sem ação antibacteriana. Resumindo muito....rsrs, o banho diário de clorexidina reduziu significativamente os riscos de aquisição de microorganismos multidroga resistentes e o desenvolvimento de
infecções da corrente sanguínea intra-hospitalares. 
Acho difícil e até questionável aplicar esta conduta a todos os pacientes dos hospital mas acho legal eleger grupos para aplicar esta prática....por exemplo paciente que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, RNs....num dos hospitais em que trabalho estamos fazendo com pacientes da ortopedia e neurocirurgia com bons resultados....quem sabe...fica a dica....Bjo e bom resto de domingo....

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Famigerado Isolamento Reverso!

Vou confessar...ODEIO ESTA EXPRESSÃO!!!!!
O pior é que apesar desta ideia ter caído por terra no século passado várias vezes nos deparamos com placas na porta dos quartos de pacientes com esta frase...."Isolamento Reverso"!
Pelo Guideline de Precaução e Isolamento do CDC já não existe esta recomendação desde a década de 80. No Brasil, o Manual de Arquitetura Hospitalar de 1995 diz o seguinte:
"Sirva de exemplo o ultrapassado “Isolamento Reverso ou
Isolamento Protetor”. O Isolamento Protetor consistia em confinar o paciente imunodeprimido em quarto privativo; a equipe de tratamento envergava, obrigatoriamente, avental, máscara e luvas esterilizadas. Tais medidas dispendiosas, todavia, não atendiam à proteção pretendida, pois, grande parte das infecções hospitalares provem da própria flora endógena do paciente."
O que não significa que o neutropênico febril possa ser colocado ao lado de um paciente com diarreia incontida por exemplo...basta apenas colocar em precaução padrão com restrição de crus e se não for possível colocar em um apartamento, porque nós estamos no Brasil...e sabemos que em 90% dos hospitais temos dificuldades de leitos, coloque numa enfermaria ao lado de pacientes clínicos como por exemplo hipertensos descompensados.
O mais importante em CONTROLE DE INFECÇÃO é o EQUILÍBRIO!!!!!


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Programa de Controle de Infecção Hospitalar

Para aqueles que estão começando na vida de infecção hospitalar ou para aqueles que estão na vida mas se sentem perdidos...vou falar sobre o norte que vocês devem almejar e ele tem o nome de Programa de Controle de Infecção Hospitalar....o famoso PCIH! Ele é o alicerce de qualquer CCIH....




Portaria MS 2616/98:
Programa de Controle de Infecção Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.



Sendo assim uma coisa importante para lembrar é que:



Programa de controle de infecção hospitalar não é uma agenda de treinamentos!








O PCIH pode sim ser definido como uma agenda onde a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar  consolida TODAS  as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano:
O PCIH deve conter:
Ø Treinamentos;
ØReuniões
Ø Campanhas
Ø Atividades diárias;
ØVisitas Técnicas
Ø Participação em Grupos, por exemplo grupo de Acidente Ocupacional com Material Biológico.

Eu gosto muito do modelo:
O que
Por quê
Quem
Como
Onde 
Quando



Bem é isso....espero ter ajudado!

Próximos dias...



Pessoal,
Prometo nos próximos dias um texto da senhorita Cristiane Primieri sobre gestão e organização do SCIH pois este é o primeiro passo para tudo!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Azul Turquesa

Esta é uma idéia muito legal, fácil de fazer e muito, muito barata e quem vem muito de encontro a semana que passamos pois muitos hospitais aproveitaram esta semana para fazer suas campanhas de higienização das mãos, afinal dia 05 de maio foi o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em 2012 estávamos bolando a nossa campanha e queríamos um símbolo para que os funcionários utilizassem a semana toda. Pensamos em fazer um boton....mas era muito caro. Então alguém teve a idéia de fazer uma fita azul turquesa, acho que foi a Dra Florencia Comello, se não foi me perdoem Cristiane e Gisela....prometo que altero o post. 
Enfim, a fita pegou e hoje toda vez que fazemos uma campanha utilizamos ela como nosso símbolo. Além de ser linda é mega barata....com menos de cinco reais você consegue fazer mais de 100 fitas. Dá um pouco de trabalho mas no fim recompensa muito ver todos os funcionários com a fita e orgulhosos de dizer que aderiram a higiene das mãos! Arraso....


Início


Higienização - Clique na imagem para ampliar

Olá!
Há algum tempo venho pensando nesta ideia de fazer um blog sobre controle de infecção hospitalar. Mas não queria que fosse um blog para discutir aquelas coisas de infecção que ninguém sabe e cada um faz como quer porque não tem respaldo na literatura. Queria que fosse um blog sobre o dia a dia de quem faz controle de infecção, ideia criativas para sair de perrengues (como diria a Gisela) como falta de grana, falta de apoio, falta de insumos....coisas que qualquer um que faz controle em hospitais brasileiros comuns passa! Para isso vou contar com o apoio das minhas companheiras de jornada Gisela e Cristiane, ambas tem vasta experiência em controle de infecção e eu que além de ter o prazer trabalhar com elas também já trabalhei com Vigilância Sanitária e trabalho com Vigilância Epidemiológica. Ah, só mais uma coisa....este blog é voltado para profissionais da saúde.