quinta-feira, 16 de maio de 2013

Famigerado Isolamento Reverso!

Vou confessar...ODEIO ESTA EXPRESSÃO!!!!!
O pior é que apesar desta ideia ter caído por terra no século passado várias vezes nos deparamos com placas na porta dos quartos de pacientes com esta frase...."Isolamento Reverso"!
Pelo Guideline de Precaução e Isolamento do CDC já não existe esta recomendação desde a década de 80. No Brasil, o Manual de Arquitetura Hospitalar de 1995 diz o seguinte:
"Sirva de exemplo o ultrapassado “Isolamento Reverso ou
Isolamento Protetor”. O Isolamento Protetor consistia em confinar o paciente imunodeprimido em quarto privativo; a equipe de tratamento envergava, obrigatoriamente, avental, máscara e luvas esterilizadas. Tais medidas dispendiosas, todavia, não atendiam à proteção pretendida, pois, grande parte das infecções hospitalares provem da própria flora endógena do paciente."
O que não significa que o neutropênico febril possa ser colocado ao lado de um paciente com diarreia incontida por exemplo...basta apenas colocar em precaução padrão com restrição de crus e se não for possível colocar em um apartamento, porque nós estamos no Brasil...e sabemos que em 90% dos hospitais temos dificuldades de leitos, coloque numa enfermaria ao lado de pacientes clínicos como por exemplo hipertensos descompensados.
O mais importante em CONTROLE DE INFECÇÃO é o EQUILÍBRIO!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário