quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Grupo de Higienização das Mãos

No post de hoje eu quero responder a uma dúvida que eu tinha há alguns meses e acho que muito de vocês também devem ter...."Um Grupo de Higienização das Mãos é uma boa ideia, um mal necessário ou uma roubada?!"
Há alguns meses eu responderia que era uma roubada...isso mesmo....uma roubada....como vocês já sabem desde o primeiro post...eu não gosto de nada em controle de infecção que seja uma enrolação sem fim e sem repostas. Então o que me fez mudar de opinião....os resultados.

Há cerca de dois anos o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo criou o projeto "Mão Limpas São Mãos Mais Seguras" que é baseado na estratégia multimodal da OMS e foi assim que eu fui apresentada a esta entidade que é o Grupo de Higienização das Mãos.

Num dos hospitais que trabalho convidamos um representante de cada unidade de internação e unidades de terapia intensiva(médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, fonos), além de farmácia, laboratório, hotelaria, banco de sangue, nutrição e educação continuada. Achei bem interessante pois a primeira coisa que fizemos foi responder o questionário da OMS e ao final obtivemos pontos suficientes para o "nível básico" e a partir daí traçamos o objetivo de alcançar o "nível intermediário" em um ano utilizando para isto os pontos que não pontuamos ou pontuamos pouco no questionário.
Hoje temos um grupo bem estabelecido, fazemos duas campanhas de higienização das mãos anuais, temos cartazes institucionais de incentivo a higiene das mãos, protetor de tela entre outros.
Ah....muitos devem estar pensando....como dinheiro é fácil....fizemos tudo isso sem uma verba institucional fixa...!!!!
Bjocas e até o próximo post....ah...alcançamos o "nível avançado este ano"...